Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

29 de mar de 2012

Alunos dos Cursos de Engenharia da UNIVASF viajam para disputar a etapa nacional do Projeto Baja SAE Brasil


Equipe Baajatinga Baja SAE durante o embarque para  Piracicaba-SP

A noite da última segunda-feira (19) foi repleta de alegria e ansiedade para os representantes do Projeto Baajatinga Baja SAE, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com Campus Juazeiro (BA), dos cursos de Engenharia Mecânica, Computação, Produção e Elétrica, que embarcaram para a cidade de Piracicaba (SP), com o objetivo de participar da 18ª Edição da Competição Baja SAE Brasil-2012, de 22 a 25 deste mês, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), no Estado de São Paulo.

A Equipe Baajatinga Baja SAE é um projeto institucionalizado na UNIVASF, desde o ano de 2008, devido ao interesse dos alunos em possuir um projeto deste nível, foi montado no Laboratório da Mobilidade, com computadores e softwares, para dar suporte à etapa de planejamento e desenvolvimento do projeto, promovendo a modelagem e simulações cinemáticas e dinâmicas do protótipo e de seus componentes. Na construção de um protótipo off-road, que pode ser utilizado para várias finalidades, incluindo nas atividades agrícolas. 

Vale mencionar que a Equipe Baajatinga, participou da etapa regional da competição, conhecida como Etapa Nordeste 2011, em novembro do ano passado, disputada na cidade de Camaçari (BA), conseguindo o segundo lugar e que, agora, irá concorrer no Projeto Baja SAE Brasil, fase nacional da competição, disputando com 70 equipes, oriundas dos cursos superiores de engenharia, de todas as regiões do país, na cidade de Piracicaba (SP). Concorrendo nas provas de apresentação de projeto, segurança e conforto, teste de estatística e dinâmica, como a de tração, e a principal da competição, o enduro.

No ano passado, o desempenho da equipe Baajatinga Baja SAE na XVII Competição nacional, na cidade de Piracicaba (SP) foi obtendo a 29ª colocação geral entre 67 carros e como a 3ª equipe do Nordeste mais bem colocada na Prova de Enduro de resistência e 15º lugar no SAE Brasil. E no ano de 2009, conseguiu o 1º lugar na prova de Tração e 32º na classificação geral, dentre a quantidade de 66 carros. 

O evento encerra-se com uma corrida final entre os protótipos universitários, aprovados na seleção por conforto e resistência, e devem resistir a um tempo de 4 horas, de pura adrenalina e força, num circuito de pista de terra fechada, na a Prova de Enduro.

"Estamos otimistas, já que na última competição regional, o nosso protótipo superou todas as provas dinâmicas, assim como a do enduro, conseguindo assim, uma boa colocação no resultado geral, nos deixando em segundo lugar. Depois disto, já em preparação para etapa nacional, fizemos algumas alterações, visando a melhoraria dos próximos resultados e assim estamos viajando hoje com os 'pés no chão', pois sabemos que o nível das equipes é muito elevado. Porém, mesmo assim, iremos com uma expectativa muito grande de superar nossos limites e conseguir um lugar entre as melhores equipes do Brasil.", comenta o aluno de Eng. Mecânica e atual Capitão da Equipe Baajantiga Baja SAE, Helder Lopes.


PROJETO BAJA SAE

A competição instituída no Brasil, no ano de 1995, pela filial brasileira da Society of Automotive Engineers (SAE International) e é uma competição que desafia todos os estudantes do curso superior de Engenharia Mecânica do Brasil, através da simulação de um caso real de desenvolvimento de um projeto, um protótipo off-road
Isto é, os futuros engenheiros mecânicos, devem construir, projetar, planejar, testar, promover e competir com veículo produzido de acordo com o regulamento da competição. Além de também conseguir o suporte para o projeto, visando a comercialização do mesmo.
 Lembrando que toda equipe compete simulando a aceitação de seu projeto por um possível fabricante, além de serem os responsáveis diretos por colocar em prática aplicação dos conteúdos apreendidos por eles em sala de aula.



Para maiores informações entre em contato com o Colegiado de Engenharia Mecânica, da UNIVASF, no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 510, bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA. Pelo telefone: (74) 2102-7633 ou pelo e-mail: baajatinga@gmail.com.

Texto e foto de Emaísa Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário